quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Síntese dos textos Volta ás aulas, Ambição e ética e Fazer o que se gosta do Autor Stephen Kanitz.


Segundo o autor, os jovens de hoje devem preocupar-se em aprender a pensar e tomar decisões. Estamos sempre acostumados a sermos ouvintes dos professores e quando somos pegos de surpresa para poder dirigir uma aula ou apenas responder alguma pergunta, dar uma solução para algum problema onde toda atenção está voltada para o aluno, não sabemos nos comportar.

Cita também que muitos problemas que teremos de enfrentar, o livro não nos dará a resposta. Problemas que nunca foram vividos, onde estamos sozinhos no mundo. Para ele as instituições de ensino não ensinam até hoje o jovem a pensar. Não adianta ficar usando soluções do passado pensando que irá resolver o presente. Nos dias de hoje ensinar fatos e teoria é de pouca utilidade.

O autor chama a atenção dizendo que ensinar a pensar não é tão fácil assim, mas que o jovem de hoje concentre-se em aprender a pensar e tomar decisões, pois é uma das competências mais importantes do mundo que vivemos hoje.

Para Kanitz, não há nada de errado em ser ambicioso na vida, nem de termos grandes ambições. O problema é passar por cima da ética para conquistar a ambição. Ética é não mentir, não passar por cima dos outros, não roubar,etc.

Temos que ter ética antes de qualquer ambição. Não podemos deixar nossas ambições virem na frente de qualquer coisa, principalmente da família. A ambição nunca pode anteceder e sim preceder a ética.

Cita ainda, que fazer o que se gosta nem sempre é possível. A sociedade tem necessidades que com certeza algumas pessoas fazem mas não é o que gostaria de verdade, como pegar o lixo nas ruas ou os médicos que trabalham nos dias de domingo e feriados. Temos necessidades pessoais e vivemos em um mundo capitalista. Fazemos o que gostamos de graça.

Kanitz diz que se você faz o que não gosta a saída é aprender a gostar do que você faz. Fazer com esmero, perfeição e bem feito. E isso não é só um conselho profissional como também um conselho de vida. Viva com esse objetivo dando sempre o melhor de você que aí será aplaudido, procurado, e outras portas se abrirão.

Autora: Paula Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário